Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

História de Remanso-BA

     Remanso, Bahia é uma das cidades polos do Sertão do São Francisco que fica á 770 km de distância da capital Salvador, essa cidade se localiza as margens do Rio São Francisco e possui uma população de quase 40.000 habitantes segundo dados de 2009.



História da cidade


 Nos anos 70 com a construção da hidrelétrica de sobradinho várias cidades da região foram inundadas pela enchente que acontecia naquela época, com isso o que marcou foi a retirada da população que teve de sair as presas, além de Remanso outras cidades furam inundadas, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e Sobradinho. Com ajuda da CHESF a cidade se reergueu e hoje possui uma boa estrutura urbana.


Pontos Turísticos 


 Prainha de Amaralina: mais conhecida como “Prainha” é o principal ponto turístico do município. Trata-se de uma praia fluvial, localizada a 800 metros do centro da cidade. O acesso é facilitado por uma via em mão dupla — Avenida Manoel Amâncio Coelho. Na área existe um complexo com 13 barracas, que servem bebidas e petiscos típicos; um restaurante — “Velho Chico” — especializado na gastronomia regional, com ênfase nos pescados; além de banheiros, chuveiros e área de estacionamento. Existe também no local uma pista de motocross. Quando o Lago de Sobradinho está acima da cota, as suas águas aproximam-se mais das barracas e torna-se um atrativo à parte.










Cais de Remanso: É o porto fluvial da cidade, construído pela CHESF no período em que foram executadas as obras de construção civil da cidade. Essa obra consiste numa banca que avança em direção ao Lago de Sobradinho. A pista até os dias de hoje não é pavimentado e pedras de grandes dimensões ladeiam a banca funcionando como uma barreira de proteção.



Lago de Sobradinho:  Um dos maiores lagos artificiais do mundo reserva gratas surpresas aos turistas e moradores locais. O rio é explorado turisticamente através de passeios de barcas que levam às pequenas ilhotas que se formam nos períodos de baixa do lago e aos bancos de dunas que surgem nas margens do rio. A pesca esportiva é outro tipo de lazer praticado nas águas do Lago de Sobradinho.
Através de embarcações chega-se às ruínas — os reservatórios de água - a uns 5km da Prainha. As duas caixas d’água ainda resistem incólumes entre as outras construções da “cidade velha”. Essas edificações foram depredadas em dois momentos: antes da inundação do Lago de Sobradinho, na época da transferência para a “cidade nova”, ou depois, a partir do final dos anos de 1980 quando as águas da barragem baixaram a níveis críticos a pontos de fazer reaparecer as ruínas das cidades submergidas.






Remanso-BA possui um belo por do sol


Carnaval fora de época ( Remafolia ): é uma das micaretas de grande tradição na região que acontece todo ano durante o mês de abril, são três dias de folia com blocos e a tradicional pipoca, essa bela festa acontece na praça principal da cidade. Várias bandas tradicionais da Bahia já passaram pelo evento como: Timbalada, Parangolé, Leva Nóis, Araketu, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Margareth Menezes, Banda Eva e outras.






Forró Folia: é um a bela  festa que acontece no mês de julho com três dias de festa, logo depois do São João, essa festa reuni as melhores bandas de forró da região e do Brasil.


Moto Cross: é um torneio motociclístico que reuni os melhores pilotos da região e de todo Nordeste, essa competição acontece nos dias 1 e 2 de Janeiro na prainha, logo depois da tradicional festa de Réveillon de Remanso-BA que acontece na prainha de Amaralina com trio e bandas locais e da Região.








Economia


A maior riqueza da Cidade é o belo Rio São Francisco, além disso o que move a economia local é a agricultura, pecuária, pesca e extração de minério.

Estrutura da cidade


  Remanso possui atualmente cerca de 70% de suas ruas pavimentadas, 100% de ruas iluminadas, e 90% de rede de esgoto. Não podemos dizer o mesmos das estradas que trazem o alimento e o progresso para esta cidade, posto que estão completamente abandonadas, sem posto policial, e carecendo de infra-estrutura. O porto de Remanso é o segundo mais movimentado da microrregião de Juazeiro.perdendo apenas para Juazeiro por ser o centro regional desta área da Bahia.
O comércio da cidade é bastante movimentado detendo de várias opções de varejo e atacado entre lojas de móveis,eletrodomésticos,roupas e etc. Na comunicação Remanso possui uma emissora de Rádio Comunitária a Zabelê FM e aguarda a implantação de mais uma emissora de FM já outorgada pelo ministério das comunicações. A cidade é servida por 3 provedores de internet, cobrindo toda cidade,além dos serviços fornecidos pelas operadoras de celulares OI, Claro,VIVO e TIM . O sinal de TV chega através do sistema de recepção e retransmissão local que repete o sinal da TV São Francisco ,TV Aratu, TV Itapuã, TV Banda Bahia, Rede Tv, TVE BA.
Na área hoteleira Remanso possui hotéis simples porém confortáveis e aconchegantes . Na área de saúde Remanso conta com os serviços hospitalares da casa de saúde de Remanso e da Clinica São Pedro além do centro básico de saúde e outros postos espalhados pela cidade. Remanso possui 3 agências bancárias o Banco do Brasil, Bradesco e agência da Caixa Econômica, além de um posto avançado do Banco do Nordeste.


Quer mais visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Remanso



1 comentários:

DER SUA OPINIÃO E COMENTE!